As hérnias consistem numa protrusão anormal de conteúdo da cavidade abdominal (vísceras e/ou estruturas) por uma área de fraqueza congênita ou adquirida da parede abdominal.
As hérnias podem ocorrer – com maior frequência – na região inguinal (virilha), região femoral (próximo à virilha), na cicatriz umbilical e em cicatrizes de cirurgias prévias (Hérnia incisional).
Em geral, a principal queixa de um portador de hérnia é a observação de um abaulamento ou “caroço” na região acometida. Pode haver desconforto no local especialmente após atividade física mais intensa. Há tendência de piora da deformação do local da hérnia com o passar dos anos, o que pode tornar a sua correção cada vez mais trabalhosa e difícil.
Outra complicação da presença de hérnias é a ocorrência de encarceramento do conteúdo da hérnia, onde há aprisionamento de estruturas da cavidade abdominal, que podem sofrer isquemia (diminuição acentuada do fluxo sanguíneo com falta de oxigenação adequada) e consequente necrose tecidual, necessitando cirurgia de urgência.
O tratamento das hérnias da parede abdominal é sempre cirúrgico, quase sempre com a colocação de uma tela sintética no local do defeito da parede, em geral realizado por videolaparoscopia.
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46, cj. 21
Vila Nova Conceição I São Paulo - SP I CEP 04544-000
11 3849-0800